Condição é tratada por meio de diferentes abordagens
O melasma é uma das queixas mais comuns quando se fala em dermatologia estética nos consultórios. O problema, caracterizado pela formação de manchas escuras e irregulares em áreas como o rosto, o pescoço e o colo, não apresenta sintomas físicos, mas pode prejudicar de forma considerável a autoestima e a autoconfiança de quem o desenvolve.
A boa notícia é que um bom tratamento para melasma, pensado de forma personalizada para o paciente, é capaz de diminuir consideravelmente as manchas e devolver à pele uma aparência mais uniforme.
O que piora o melasma?
Antes de conhecer os principais métodos de tratamento para melasma, é importante entendermos o que pode levar à formação ou à piora dessa condição.
Embora não exista uma causa determinante do melasma, a maioria dos casos está associada a fatores como exposição solar, predisposição genética ou alterações hormonais, que provocam o aumento da produção de melanina em determinadas partes da pele.
Da mesma forma, esses fatores — principalmente a exposição solar — estão ligados à piora do melasma. Ou seja, mesmo durante o tratamento para melasma, é fundamental que o paciente se atente aos cuidados para evitar que a condição piore. Esses cuidados envolvem a proteção solar constante e a adoção de hábitos de vida saudáveis.
Rotina de skincare para melasma
Uma rotina de skincare voltada para prevenir ou amenizar os sinais do melasma é a primeira opção adotada por pessoas com a condição ou que tenham receio de desenvolvê-la.
De fato, é importante manter uma rotina que inclua limpeza suave, tonificação, aplicação de cremes clareadores e, principalmente, proteção solar. É fundamental que todos esses produtos sejam adequados ao tipo de pele da pessoa e indicados pelo dermatologista.
No caso de pessoas já diagnosticadas, é importante levar em consideração que uma rotina de skincare deve ser combinada com outros métodos de tratamento para melasma que, da mesma forma, devem ser indicados pelo dermatologista.
Como é feito o tratamento para o melasma?
O tratamento para melasma pode ser realizado de diferentes formas, determinadas de acordo com fatores como:
- O tipo de pele do paciente;
- A localização e a extensão das manchas;
- O tipo de melasma (que pode ser epidérmico, dérmico ou misto);
- A presença de outras condições de pele no local a ser tratado.
Tratamentos tópicos com cremes clareadores
O uso de cremes clareadores é uma opção de tratamento para melasma, principalmente nos casos de melasma epidérmico, quando as manchas aparecem nas camadas mais superficiais da pele. Nesse contexto, os principais tipos de tópicos utilizados são:
- Hidroquinona: agente despigmentante que inibe a produção de melanina, clareando manchas escuras;
- Ácido azelaico: composto natural que inibe a produção de melanina e tem propriedade anti-inflamatória;
- Ácido kójico: atua por meio da inibição da enzima tirosinase, necessária para a produção de melanina;
- Retinoides: derivados da vitamina A, promovem a renovação celular e intensificam a ação de outros cremes clareadores.
Peeling químico
Os peelings químicos também são uma opção muito eficaz de tratamento para melasma. Eles são realizados por meio da aplicação de soluções ácidas sobre a pele, para remover os tecidos e promover a regeneração celular, clareando manchas escuras.
Os peelings podem ser realizados de maneiras diferentes — superficial, média ou profunda — dependendo de quais camadas da pele estão afetadas pelo aumento da produção de melanina.
Microagulhamento
O microagulhamento é um procedimento que consiste na realização de pequenas perfurações na pele, feitas por meio de microagulhas conectadas a um dispositivo. Isso permite aplicar agentes tópicos para clareamento da pele com maior precisão.
Luz intensa pulsada
A luz intensa pulsada é uma opção de tratamento para melasma que se baseia na aplicação de feixes de luz de alta intensidade para renovar as camadas da pele, especialmente as mais profundas.
Tratamento a laser
O tratamento para melasma a laser se baseia na aplicação desse tipo de luz direcionada às áreas em que há manchas para destruir os melanócitos. Há diferentes tipos de laser que podem ser utilizados com essa finalidade, escolhidos de acordo com a profundidade e extensão do melasma.
Qual o tratamento mais eficaz para melasma?
Não é possível determinar, de forma geral, qual tratamento para melasma é o mais eficaz. Isso porque se trata de uma condição que atinge diferentes tipos de pele de diferentes formas, o que faz com que cada caso exija uma abordagem personalizada.
Conte com os especialistas da Hōraios
A Clínica Hōraios é um espaço onde você se refugia do caos urbano para transformar a beleza que já existe dentro de você. Aqui, nossos profissionais são extremamente qualificados para realizar tratamento para melasma e outras alterações estéticas na pele.
Com uma abordagem individualizada, oferecemos os melhores tratamentos e tecnologias de ponta para que você consiga ter uma pele incrível e sem as indesejadas manchas características do melasma.
Você merece uma pele incrível. Permita-se viver essa experiência.
Fontes:
Clínica Hōraios
Sociedade Brasileira de Dermatologia (SBD)