Cicatrizes de acne podem ser tratadas de diferentes maneiras, dependendo de seu tipo e extensão
A acne é uma doença dermatológica caracterizada pela obstrução e inflamação dos poros e das glândulas sudoríparas, que resultam na formação de cravos, espinhas e, em casos mais graves, pústulas e nódulos. Ela é mais comum na puberdade, mas pode surgir em todas as fases da vida por diversos motivos.
Uma das principais consequências da acne são as cicatrizes deixadas após a resolução das lesões, principalmente em casos mais graves ou quando a pele é espremida ou manipulada inadequadamente. Por serem muito evidentes, principalmente em áreas como o rosto, essas cicatrizes costumam impactar significativamente a autoestima e a autoconfiança de quem as tem.
Neste conteúdo, vamos conhecer as principais opções de tratamento para cicatriz de acne e os benefícios de cada uma.
Quais as opções de tratamento para cicatriz de acne?
Um tratamento para cicatriz de acne tem como finalidade amenizar ou eliminar os sinais deixados pela doença, que podem ser:
- Atróficos, quando são percebidos como uma depressão na pele;
- Hipertróficos, quando se formam como uma elevação;
- Distróficos, quando não têm uma forma muito bem definida.
Além das alterações perceptíveis como cicatrizes, em alguns casos, a acne deixa manchas avermelhadas ou escurecidas na pele que muitas vezes não desaparecem com o tempo.
Levando em consideração essa variedade de tipos de cicatrizes que a acne pode deixar, os tratamentos também variam ou podem ser combinados para potencializar os resultados.
Ácidos
O tratamento para cicatriz de acne à base de ácidos pode ser muito eficaz, desde que a escolha leve em consideração o tipo de ácido e o tipo de pele do paciente, além das características da cicatriz. Ácido glicólico, ácido salicílico, ácido mandélico e ácido kójico são exemplos comumente utilizados.
Skinbooster
O Skinbooster é um tratamento que envolve a aplicação de ácido hialurônico na derme com a finalidade de recuperar a hidratação profunda da pele. Pode ser realizado como tratamento para cicatriz de acne por sua capacidade de recuperar o viço e a elasticidade da pele.
Laser fracionado
O laser fracionado estimula a renovação celular e a produção de colágeno por meio da formação de microlesões na pele, que depois serão cicatrizadas. Por atingir camadas mais profundas da pele e preservar as mais superficiais, é comumente indicado para tratar cicatrizes mais profundas.
Laser Erbium
O Laser Erbium também pode ser utilizado como tratamento para cicatriz de acne, pois realiza uma ablação de camadas de pele para estimular a renovação celular e a produção de colágeno, melhorando a textura, a elasticidade e o viço.
Luz intensa pulsada
A tecnologia de luz intensa pulsada é um tratamento para cicatriz de acne muito eficaz porque estimula a produção de colágeno e, nos casos com manchas, auxilia no clareamento. Além disso, ela ajuda a reduzir a produção de sebo e a combater bactérias, sendo uma boa opção para prevenir a acne em si.
Bioestimuladores de colágeno
Os bioestimuladores de colágeno podem ser indicados como parte do tratamento para cicatriz de acne com o objetivo de recuperar a elasticidade da pele por meio do estímulo natural da produção de colágeno.
Microagulhamento
Também conhecido como indução percutânea de colágeno, o microagulhamento utiliza pequenas agulhas para criar microlesões controladas na pele. Isso desencadeia um processo de renovação celular com aumento da produção de colágeno. Frequentemente, o microagulhamento é associado à aplicação de ativos tópicos, que têm sua absorção e eficácia potencializadas.
Peelings químicos
Os peelings químicos consistem na aplicação de agentes químicos para remover camadas da pele e promover a regeneração celular, deixando a pele mais restaurada e uniforme. Por isso, podem ser indicados como tratamento para cicatriz de acne.
Como escolher o melhor tratamento para cicatriz de acne?
A escolha do melhor tratamento para cicatriz de acne depende da avaliação individual, que deve levar em consideração os seguintes fatores:
- O tipo da extensão das cicatrizes;
- O tipo de pele do paciente;
- O grau de acne e se ainda há doença a ser tratada;
- A localização das cicatrizes;
- A presença de outras doenças de pele.
A partir dessa análise, o dermatologista deve escolher, entre as opções de tratamento para cicatriz de acne mencionadas anteriormente, qual é a melhor para o paciente. Em muitas situações, pode ser necessária uma combinação de tratamentos diferentes para que bons resultados sejam atingidos com segurança.
Conte com os especialistas da Hōraios
Mais do que uma clínica de estética, a Hōraios é um refúgio urbano para quem busca um cuidado verdadeiro. Sabemos que as cicatrizes de acne impactam não só a pele, mas também a forma como nos enxergamos, e isso merece atenção sensível e especializada.
Para isso, combinamos ciência, tecnologia e acolhimento para oferecer tratamentos que respeitem sua individualidade e revelam o que há de mais belo em sua pele.
Viva a experiência de um cuidado que transforma com leveza e propósito.
Fontes:
Clínica Hōraios
Sociedade Brasileira de Dermatologia (SBD)