Cicatrizes se formam após a resolução de cravos, espinhas e outras manifestações da acne

A acne é uma condição dermatológica caracterizada pela inflamação das glândulas sebáceas e folículos pilosos, resultando no surgimento de cravos, espinhas e, em casos mais graves, pústulas e nódulos.

Embora seja mais frequente durante a puberdade, devido ao aumento da produção de hormônios sexuais, a acne pode aparecer em qualquer fase da vida e ser desencadeada por diversos fatores, como alterações hormonais, predisposição genética, estresse e uso de certos medicamentos.

Além dos sintomas físicos, a acne também representa uma preocupação estética, especialmente por afetar áreas mais visíveis, como o rosto. Por esse motivo, ela é mais do que um problema de pele, pois pode impactar significativamente a autoestima e a autoconfiança de quem convive com a condição.

Essa situação pode se agravar ainda mais com o surgimento de cicatrizes permanentes, que permanecem na pele mesmo após o controle da acne ativa. Essas marcas acabam prolongando os efeitos emocionais da condição e reforçando o desconforto estético.

Neste conteúdo, vamos entender melhor o que é uma cicatriz de acne e quais são os tratamentos disponíveis para suavizar.

Qual grau de acne deixa cicatriz?

Dependendo da gravidade, a acne pode se manifestar em diferentes graus. São eles:

  • Grau I: também chamado de acne comedogênica, é caracterizada pela presença de cravos, sem a formação de espinhas ou outros processos inflamatórios;
  • Grau II: neste grau, além dos cravos, há também a presença das espinhas;
  • Grau III: neste estágio, a acne atinge as camadas mais profundas da pele, levando à formação de nódulos e cistos maiores e mais dolorosos;
  • Grau IV: também chamado de acne conglobata, esse grau é caracterizado pela formação muito numerosa de nódulos e cistos purulentos.

Em geral, a cicatriz de acne pode aparecer em qualquer grau, principalmente quando a pessoa espreme as lesões ou não mantém uma higiene adequada das regiões afetadas. Porém, quanto maior for o grau, maiores as chances de a acne deixar cicatriz e de as cicatrizes serem mais profundas.

Tipos de cicatrizes de acne

As cicatrizes de acne podem ser classificadas em três tipos: atróficas, hipertróficas e distróficas.

Cicatriz atrófica

Uma cicatriz de acne atrófica é profunda, estreita e rebaixada. É muito comumente descrita pelos pacientes como rebaixada, ou mesmo como um “buraco” na pele. Ela pode ser distensível, desaparecendo quando esticamos a pele, ou não distensível.

Cicatriz hipertrófica

As cicatrizes hipertróficas são um tipo de cicatriz de acne cuja principal característica é a elevação em relação à pele. Por isso, são também chamadas de cicatrizes elevadas, e são mais comuns em pessoas com acnes de grau elevado ou com tendência genética a ter esse tipo de cicatriz.

Cicatriz distrófica

A cicatriz de acne distrófica é semelhante à cicatriz atrófica pelo fato de ser rebaixada, mas com limites menos definidos e um dano tecidual maior, o que pode exigir tratamentos específicos.

Manchas de acne

A hiperpigmentação da área de uma espinha já resolvida também é uma alteração que pode ocorrer em decorrência da acne. As manchas, que podem ser avermelhadas ou escurecidas, embora não sejam exatamente cicatrizes, podem vir acompanhadas destas e, também, exigem tratamentos específicos.

Dicas para evitar cicatrizes de acne

É possível evitar a formação de cicatriz de acne com alguns cuidados. Vamos conhecer alguns deles.

Não esprema as espinhas

Ao tocar, cutucar, manipular ou espremer uma espinha, o processo inflamatório é potencializado. Isso faz não somente com que a espinha demore mais tempo para se resolver, mas também favorece o aparecimento de cicatrizes ou manchas.

Mantenha a pele limpa e hidratada

Manter a pele limpa e hidratada não só evita a formação de espinhas, mas também evita que elas se tornem muito inflamadas e, consequentemente, formem cicatrizes após melhorarem.

Use protetor solar diariamente

A exposição excessiva ao sol sem proteção adequada pode trazer prejuízos para o processo de cicatrização da acne, além de favorecer a hiperpigmentação da região afetada. O ideal é procurar um protetor solar que seja adequado para pessoas com acne.

Trate a acne rapidamente

Tratar a acne rapidamente e de forma correta é uma das maneiras mais eficazes de prevenir cicatrizes no futuro, uma vez que se evita a intensificação do processo inflamatório.

Siga uma rotina de cuidados com a pele

Seguir uma rotina de cuidados com a pele com produtos adequados e que estimulem a renovação celular é ideal para evitar a formação de cicatrizes de acne e suavizar as cicatrizes já existentes.

Evite produtos comedogênicos

Produtos comedogênicos são aqueles com potencial de obstruir os poros da pele, favorecendo a formação de cravos e espinhas. Esses produtos devem ser evitados principalmente por pessoas com pele oleosa ou que já tenham propensão à formação de acne.

Como tratar a cicatriz de acne?

O tratamento de cicatriz de acne deve ser pensado por um dermatologista, que deve analisar o caso do paciente a partir de critérios como o tipo de cicatriz, se ainda há acne e a extensão do problema.

Os tratamentos podem variar entre o uso de produtos tópicos para amenizar as cicatrizes — como ácidos e outras substâncias —, aplicação de bioestimuladores de colágeno, e tecnologias avançadas, como os lasers fracionados e de Erbium e a luz intensa pulsada. Em alguns casos, pode ser necessária uma combinação de tratamentos.

Conte com os especialistas da Hōraios

Você não precisa se conformar com as cicatrizes de acne. Mesmo após tratar o problema, é possível contorná-las com sucesso, como entendemos anteriormente.

Na Clínica Hōraios, contamos com dermatologistas e outros profissionais extremamente qualificados para entender qual é o melhor tratamento para cicatriz de acne, entre outras diversas queixas estéticas.

Permita-se enaltecer a beleza que há em você. Venha nos conhecer.

Fontes:

Clínica Hōraios

Sociedade Brasileira de Dermatologia (SBD)

Manual MSD